Ir para o conteúdo

NX É A PRÓXIMA GERAÇÃO DE HARDWARE DA NINTENDO

Companhia deverá revelar mais detalhes no próximo ano.

O presidente da Nintendo, Satoru Iwata, confirmou hoje a existência de um conceito para um novo sistema de jogos da companhia, como o nome NX. A informação foi passada diretamente à imprensa durante um evento.

Iwata foi parco em detalhes sobre o novo sistema, preferindo focar-se no anúncio daparceria com a companhia japonesa dedicada ao mobile, DeNA. Esta vai permitir o desenvolvimento de jogos da Nintendo para as plataformas móveis, juntamente com a criação de um serviço de suporte multi-plataforma.

“A Nintendo, juntamente com a DeNA, vão desenvolver um serviço dedicado a membros, que englobe os atuais sistemas Nintendo 3DS e Wii U, o novo sistema de hardware em fase de conceptualização, NX e ainda dispositivos inteligentes e PC’s. A Nintendo será a principal responsável pela gestão deste serviço de “membership”, disse Iwata em comunicado.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no evento, Iwata disse ainda que a NX não está diretamente relacionada com o novo serviço/plataforma.

“Como prova de que a Nintendo continua com um forte entusiasmo no negócio dos sistemas de jogo dedicados, deixem-me confirmar que estamos atualmente a desenvolver uma nova plataforma de jogos dedicada, com um conceito totalmente novo e com o nome de código “NX”, Disse Iwata, acrescentando que é muito cedo para partilhar detalhes sobre o projeto NX. Espera ter mais detalhes no próximo ano.

A simples noção de um novo “conceito” pode ser conversa de marketing, ou um primeiro indicador de que a companhia pretende continuar a inovar. Outra questão que se coloca é, o que acontecerá à Wii U? E ao novo Zelda? Se a aventura de Link for adiada, vai ser inevitável pensarmos que transitou da posição de “salvador da Wii U”, para “system seller” de apresentação da NX. Tudo vai depender do timing.

Há anos atrás, a Nintendo referiu-se à DS como o “terceiro pilar” do seu negócio de entretenimento, diminuindo o espaço entre as consolas de sala e as portáteis. E se a NX for uma nova visão, uma plataforma para preencher um espaço em que a Wii U e a 3DS não entram, como uma máquina estilo smartphone. Depois ainda temos a discussão sobre o negócio relacionado com saúde e bem-estar, que a companhia mencionou há tempos.

Existe muita possível especulação, com tão escassos detalhes de momento. A única pista mais credível que temos de momento, vem da declaração de Iwata a dizer, “plataforma de jogos dedicada”, o que nos remete imediatamente para uma nova consola. Vamos aguardar pacientemente por novos detalhes. IGN Logo


Aníbal Gonçalves é um entusiasta de videojogos, Troll, editor de conteúdos do IGN Portugal e completo geek nos tempos livres. Podes segui-lo em @Darthyo

 

Fonte: IGN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Projetado usando Unos. Alimentado por WordPress.