Menu

Fazendo seu prôprio SD para Dreamcast!

Um tutorial fácil e simples, onde todo mundo vai fazer seu SD Card de uma forma barata e prática!

Mesmo quem não tem experiência em solda vai fazer de boa.

Materiais:

Fio fino: pode ser fio de cabo ide (NESSE PADRÃO)

Bastão de silicone e ferro de solda de 40 watts ou menor.

Para ficar mais fácil… solde em baixo da placa Mãe do Dreamcast, só olhar os pontos de solda nas fotos.

Programas para o SD Card:

O Dreamshell_rc3: só colocar a pasta DS na raiz do seu sd, ele deve esta formatado em Fat32 e grave a cdi. Download aqui: Dreamshelll_rc3 com a pasta DS e cdi para gravar o boot

E use iso_make : Iso _Make_pack_v2.3 todas as gdi tem que ser optimizadas para o sd ou hd ide.

sd dreamcastsd ponagem

5Nng5sm20150318_151931

Assista o vídeo e inscreva no canal:

Aqui funcionando:

 

Tutorial do HD IDE completo aqui: TUTORIAL DE COMO FAZER O HD IDE NO SEGA DREAMCAST_SEM ALTERA QUASE NADA NELE!

 

Obs: a foto abaixo mostra um fusitor de proteção que abre facilmente quando faz esse mod.

dreamcast

Aqui como resolver:

dcisos

Técnico em Eletrônica há mais de 15 anos e profissional da área de T.I há quase 10. Também conserta videogames há pelo menos uns 10 anos. Músico nas horas vagas, entusiasta e "viúva" do Dreamcast, tem gostado muito mais do PS4 nessa geração nova, porém joga qualquer coisa em qualquer plataforma.

91 comments

  1. Thiago Lira disse:

    Parabéns pelo tutorial. Há um tempo que venho procurando isso. 😀

    Mas como faço pra rodar os jogos? Como é feito o boot?

    Muito obrigado.

  2. Hermes disse:

    Olá amigo, parabéns pelos tutorias, achei ótimos.
    Esse mod do SD… para jogar os games terei que colocá-las no cartão SD,correto.
    Preciso do leitor funcionando para dar boot nos games?
    Um abraço.

  3. Leonardo disse:

    Olá amigo… gostei bastante do seu video e acho que vou fazer logo mais… porém me surgiu uma dúvida, tem alguma diferença no cartão SD e cartão adaptador com o mini SD?
    E no caso do IDE, é possível adaptar um HD de notebook internamente no lugar do drive? e tbm se precisa energia externa ou conseguimos utilizar a própria fonte do dream pra rodar o HD??
    Abraços!

    • Na verdade o cartão utilizado é o micro sd o mesmo de celular porem tem que usar o adaptador SD pra poder retirar o cartão micro sd para mudar os jogos depois que enjoar,pode sim adaptar no lugar do drive utilizando junto ao mod bios que assim você nao mais precisara do leitor, um hd ide comum você precisa de fonte externa já o de notebook daria sim pra puxar direto da fonte do mesmo jeito que da pra fazer com o cartão cf.

  4. Leonardo disse:

    Obrigado pela rápida resposta!
    Acabei de fazer o mod porém acho que estou falhando na hora de ‘otimizar’ as isos. Como meu leitor não está 100% tbm não consegui ripar direto no console. Comecei fazer alguns mods essa semana e já fios o dual bios, pretendo colocar o ide, mas a princípio o SD me pareceu legal pra poder brincar por enquanto. Só que ou carrego e fica com a tela preta ou os que tentei fazer no make iso travam com um monte de letra na tela. Teria algum tutorial de como usar o make iso corretamente?

    Obrigado novamente!
    *Estou dando boot no cartão e está funcionando perfeitamente, mod bem simples de fazer, recomendo!

    • opa obrigado a principio leonardo o ideal sera fazermos um tutorial sobre otimizar isos e ha roms prontas para o sd aqui>>http://theisozone.com/downloads/dreamcast/sd-isos/, e quanto ao sd rodar os jogos com algum lag ou certa dificuldade só da pra melhorar usando mod hd a velocidade é incrível quando fiz e coloquei shenmue pra rodar parecia magia muito incrivel.

  5. Guilherme disse:

    Oi amigo, quero fazer este mod de cartao SD na conexão serial assim como o mod para Hd IDE, e estou com uma duvido eu tenho como dar o boot pelo cd sem precisar usar uma mod bios como a “Mx29lv160tmc-90”?? tambem serve para o mod do hd ide? no caso do seu outro video sobre o boot sem a placa controladora do GD-rom, tem como eu usar um leitor de outro dreamcast para dar flash na bios dele, ou preciso comprar um chip como este que comentei e ai sim ele consaeguira dar o boot certinho??
    agradeço desde já!

    • Boa madrugada rsrsrs, vamos por partes, você pode fazer o mod IDE e mod SD ou usar o adaptador na porta serial e dar o boot pelo CD do dreamshell, já para usar os mods e conseguir jogar sem a placa controladora precisa sim do chip de BIOS mas ae seu leitor deve estar bom para dar o flash na BIOS depois que fizer da maneira correta seu Dreamcast não dependera mais do leitor e usara os mod SD ou IDE como fontes de arquivos para os jogod , espero ter respondido sua pergunta e muito obrigado qualquer coisa pergunte novamente.

      • Guilherme disse:

        Boa madrugada!!! =) entendi, no caso tem um vendedor vendendo um chip desse no ML ja configurado, talvez nesse caso seja só instalar ele, mas estou pensando em comprar no aliexpress mesmo pq esta custando o preço de 6 chips do ML. Essas observações servem tambem para o mod de jogos pela rede? tendo o leitor posso usar a bios original com cd de boot, mas se for o sem leitor apenas com essa bios modificada neh?

        • Guilherme, eu possuo dois chips virgens a venda. Inclusive você mesmo pode instalar e programar diretamente no seu Dreamcast. A diferença do anunciado no ML é que ele já vai pré programado. O que na prática vale de nada, pois de todo jeito caso surjam updates, você terá que fazê-lo diretamente em seu aparelho. Logo um chip pré-programado não justifica seu alto valor, visto que você pode comprar um virgem barato e programar diretamente no Dreamcast.

          Caso tenha interesse, me procure na comunidade Dreamcast Brasil do Facebook que lá criei os anúncios de venda. Estou pedindo 50 reais em cada chip + frete por conta do comprador.

          http://www.facebook.com/groups/dreamcastbrasil

        • Uma outra observação importante: Já comprei mais de 100 chips para fazer serviços em Dreamcast e também revender. E lhe garanto que, embora a referência seja a mesma, o chip visualmente seja o mesmo, ele pode não funcionar. Pois existem os modelos originais e os “genéricos”
          Tenha cuidado com os genéricos pois, em uma das compras que fiz, perdi aproximadamente 20 chips, onde dos 50 só funcionou 30.

  6. Celio disse:

    Bom dia, tenho 2 perguntas, tenho no meu dreamcast o mod ide e o mod bios, mas o sdloader do chui somente reconhece o sd, não tive muito sucesso gravando os emulador do chui (mame4all, aes4all ..etc) para rodar no ide, estou terminando de fazer o mod sd também, teria algum macete para fazer rodar esses emuladores pelo ide ? outra pergunta é que tenho outro dreamcast com placa va2.1 que não roda CD somente GD teria algum tutrorial para desbloquea-lo pra rodar cd e é possivel fazer o mod ide nele ? Obrigado.

    • Celio disse:

      Respondendo minha própria pergunta, (“uma parte dela”) para rodar cd na placa va2.1 troquei a bios por outra original de uma placa va1, eu tinha uma placa va1 aqui que tava quebrada aproveitei a bios dela, e está rodando cdr e cdr-w normalmente agora, tambem aproveitei e fiz este mod sd e também um mod bios, tudo funcionando normal, só faltou o mod ide, a placa é um pouco diferente teria que mapear os pontos, se alguém já fez e quiser compartilhar. Obrigado.

      • Petros disse:

        Caramba melhor resposta eu tinha essa dúvida tb mas não encontrava ngm que esclarecesse, pois quase ngm fala do dreancast va2, eu tenho uma bios do va1 aqui, quer dizer q se eu por no va2 ele vai rodar mi cd, o drean va2 e o melhor modelo no sentido técnico pois ele dá menos problema no leitor

      • USE O ESSE MAKE ISO http://www.dc-swat.ru/download/dc/ds/4.0/iso_make.7z
        VA2.1 é aquela que tem o BA já na placa mãe do Dreamcast? Se for ela ainda não tem os pontos de solda para fazer o ide. Só trocar o chip bios por um que aceite cd-rom.

        • Celio disse:

          Obrigado pela resposta, com esse make funcionou, deixa eu te fazer mais uma pergunta, sabe alguma alternativa para o fusistor f1 ? aquele que fica na placa de controle ? é dificil de achar aquele valor.. poderia colocar de outro valor ? ou algum fio bem fino ou até adaptar aquele fusil de vidro muito comum em aparelhos, se der sabe qual valor equivalente ?

          • Celio, fusistor em qualquer eletrônica vende!
            Pode colocar sem problemas! Não é recomendado usar fios de cobre fechando curto, pois, caso haja problemas com a bateria ou algo que necessite do “rompimento” do fusistor, o surto passará direto para a placa mãe e poderá ter dores de cabeça.
            Utilize fusistores comuns, em eletrônicas vende. 1R funciona perfeitamente!

  7. wesley disse:

    amigo c eu entende bem no caso o meu dreamcast , eu fazer esse procedimento ae no cartao, pra dar boot direto sem usar o leitor o que tenho que fazer, exemplo……depois q eu da o boot uma veiz no cd ele nao vai precisar mais do cd, ou tenho q colocar o cd depois q carregar o cd com os arquivos, tenho q programar a bios com os arquivos q consta dentro do vc, ae depois q desliga o dreamcast ele vai entra direto no cartao sem a ultilizaçao do cd, ou realmente tenho q compra aquele chip modificado ?

  8. ielton disse:

    amigo como eu faço para da o boot cem o cd

  9. Luiz disse:

    Amigo… Segui a risca seu tutorial, mas a Dreamcast não reconhece o cartão… Estou dando boot com o disco de Dreamshell 4.0 rc3 e no ISO loader não reconhece o cartão (Sandisk 1Gb)… Sabe p que pode ser??

  10. glauber disse:

    posso usar jogos .cdi no dreamshell ou tenho que transformar com iso maker

  11. Bruno Scotton disse:

    Boa noite amigo! fiz esse mod no meu dream, e gostaria de saber, com o dreamshell so consigo rodar as SD-iso ou se eu baixar um .cdi e converter para.iso vai funcionar ???

  12. Fernando disse:

    Depois de feito o mod, é só colocar as isos pra SD formatado em FAT 32baixados no Isozone e dar o boot via dreamshel?

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    • Boa tarde 😀 , Ha uma pasta nomeada “DS” que é essencial coloca lá na raiz do cartão de memória assim o CD só da o boot apos isto a leitura ate mesmo do sistema dreamshell sera via SD. Espero ter ajudado 😉

  13. leo disse:

    fiz tudo direitinho o danado fica procurando o cartão sd um tempo e depios diz q não foi encontrado, nossa tanto trampo pra nada, to mal, juro fiz tudo certinho. algo pra me ajudar? será q os fios influenciam usei um pouco mais grosso. ah outra coisa, aquele componente onde solda o fio 1 acabei estragando. mas o dreamcast está funcionando , devo me preocupar, tirei ele fora, nem sei pra que serve, não sou técnico só fuço e tenho certa facilidade pra soldar.
    obs. o componente estragou quando fui retirar o fio 1 do mod pra remontar o dream. 🙁 , mas funcionando normal .
    agradeço
    att
    leo

    • Celio disse:

      Você está usando um ferro de 30w certo ? não use maior que isso, os componentes são delicados, eu uso uma lupa de cabeça para ver melhor onde soldo e talz, esse mod funciona certinho tenho 3 dreams com esse mod, você nao deve ter estragado o componente smd , somente solde-o de volta.

  14. ricardo disse:

    hola amigo puedes poner un esquema de como soldar una sd al sega te lo agradeceria mucho, y funciona todos los juegos? me interesa el power stone 2 y shenmue .. gracias

  15. leandro disse:

    Oi Celio. Obrigadao irmao. Mas Continuo usando sem o capacitor. quebrou mesmo . O q seria smd? Alias retirei os outros 4 como diz em outro tutorial pra ver se funfava o mod e nada . Mas por leitor funcionando super bem como a antes supimpa. Devo me preocupar quanto aos componentes q tirei? Vou tentar refazer com calma mas to preocupado com os componentes . É normal funcionar assim? Vlw brother. Se cuida
    Aguardo ansioso

  16. leo disse:

    smd rompidos MESMO retirei mas continua funcionando o danado. tem problemas deixar sem irmão? agora vou tentar direto na porta serial igual ao video seu 😉 ? nossa parabéns pelo trabalho e por compartilhar com o pessoal, vlw demais pela rápida resposta tbm. se não for pedir mto me responde rápido estou aflito aqui com o dream sem esses componentenes q tirei. li em algum lugar que deveria retirar 5 “smd” não sei se são microresistores, só sei q são marrons e como dizia eu os retireie joguei fora.
    e o dreamcast funciona no leitor certinho. se eu fizer o mod sem os microcomponentes vai funcionar será? estou achando um milagre já ele estar funcionando,pode causa algum dano?
    vlw demais fk c deus

  17. Alfred disse:

    Oi, eu só queria perguntar se este diagrama é bom, me ajudar com o seu vídeo para torná-lo?
    Eu perdi alguma coisa?
    Hola, solo queria preguntarte si este diagrama esta bien, me ayude con tu video para hacerlo?
    me faltó algo?
    foto: https://goo.gl/AKlrme

  18. Rafael disse:

    Queria saber se tem mod para o dreancast que nao possui a plaquina do leitor,e uma placa so e o leitor vai conectado direto

    • Ate o momento não Vi nada a respeito detê modelo que se não me engano é a revisão 0 motores e leitor direto na placa,o problema é o mapeamento dos pontos para a solda.

      • Rafael disse:

        Realmente nao achei nada a respeito dela mas creio que o sd seja o mesmo ,agora o ide não pois não possui a porta que conectaria a placa do leitor,quanto a bios dupla seria outra forma também ja que as posições são diferentes,uma duvida que estou curioso pode ser colocada diretamente na placa uma bios modificada ,substituindo assim a original

  19. heleno disse:

    ola amigos !!! fiz o mod bios (comprei ja gravada) e mod sd card . tudo funcionando normal , a bios do dreamcast reconhece meu cartao sd normal . agora preciso saber que arquivos colocar no cartão pra a bios ler e da o boot sem ´precisar do cd .

    Valeu

  20. marcelo disse:

    pow meu nao dar imagens pode ser oq

  21. Luiz Henrique disse:

    Boa noite, muito bom o tutorial.

    Só me explica uma coisa fazendo favor, fiz as soldas e tudo mas meu Dreamcast não entra na tela do Cd, creio q seja pq precisa da instalação do tal boot, mas meu dreamcast está sem leitor. como devo proceder?

  22. Gustavo Souza Gonçalves disse:

    Muito bacana.
    Uma vez eu vi um tutorial de como sobreescrever a BIOS para que o Dreamshell rodasse diretamente por ela. Você já fez isto? Eu preciso do tutorial pois eu tenho um dreamcast que o leitor está sem funcionar. Queria fazer o experimento nele. (eu tenho um outro dreamcast com leitor funcionando, eu pensei em um deles ficar com o Dreamshell-bios e o outro com o Dreamshell-cd).

  23. vitor henrique disse:

    Amigo realizei a solda e ele fica tentanto achar o SD e depois pula para uma tela do bootLoader 2.3 que só tem a opção de dar boot pela RAM e pelo CD e nos outros que eu vi tem um monte de opção, a formatação do micro SD influencia em algo?

  24. David Ramon disse:

    Boa noite, vocês podem me ajudar:
    Fiz esse mod mas até agora não consegui rodar nenhum jogo, ele reconhece normalmente, as vezes o jogo entra mas depois trava, já testei outros cartões mas só tenho da sandisk 2Gb, 4Gb, 8Gb. Depois que o game trava, ele não entra mais, para entrar novamente tenho que recolocar a pasta DS dentro do cartão novamente.
    Meu Dreamcast é rev 0, não sei se tem diferenças em fazer a modificação, testei uns 5 jogos, os únicos que iniciaram foram Tokyo Xtreme Racer 2, Crazy Taxi 2 e aquele de caminhão que baixei aqui no site de vocês, os outros nem iniciam, ficam na tela preta.
    Se vocês puderem me ajudar, dar uma dica que possa solucionar isso eu agradeço.

  25. David Ramon disse:

    Acredito que fiz igual o tutorial aqui do site, segue algumas imagens:
    https://goo.gl/photos/hKuDNFNc3LZMEGbE8

  26. rmalr disse:

    Sorry but I’m trying to make this mod, seam to be really easy but I have a question.
    What do you mean by telling “solde o fio nesse ponto marcado”, I’m so sorry but I don’t speak Portuguese, could you translate and explain mor that point? Thanks.

  27. Cicero da Silva disse:

    Amigos, bom dia. Fiz o procedimento para o Cartão SD. Tudo certinho com as soldas. Por favor, me diga se está correto o procedimento: Basta ter no cartão a pasta DS e as CDI dos games? Ou preciso de algum CD? no vídeo, notei que o amigo não usa CD. Obrigado.

  28. Cicero disse:

    Amigo, bom dia. Gostaria de fazer o Mod com IDE de Notebook. O que muda? O IDE de notebook tem 44 pinos. Como faço.

  29. Natan medeiros disse:

    Olá tudo bem, achei super interessante essa forma de por os jogos porém, tenho um dreamcast no qual o leitor de cd não está mais funcionando. Fiz tudo certinho sobre o adaptador sd porém não tive exito! Preciso do leitor de cd funcionando pra fazer a adaptação???? Obg agradeço dês de já pela atenção

  30. Renato disse:

    os locais para solda estão de uma forma nas fotos e de outa no video…..vou seguir os da foto mais poderia me dizer se as duas formas funcionam normal? Obrigado

  31. Eric santos disse:

    Olá amigos do forum eu gostaria de saber se alguem pode me ajudar a criar sd iso de jogos wince os se é que existe como . já tentei varias vezes e não conssegui.

  32. Jorge Vicente disse:

    Boa tarde, tudo bem?
    Gostaria de tirar algumas dúvidas, visto que hoje em dia é muito complicado de se encontrar informações precisas sobre o dreamcast.
    Pois bem, estou com 2 DC aqui, um que ja´tinha e outro que peguei semana passada.
    O meu funciona tudo 100% quanto ao outro, ele ligava e ficava 3s com a tela preta e já ficava depois no boot logo congelado, como vi que muitas pessoas falaram que era só esperar que ele iria para a tela do sistema, esperei.
    Mas apenas colocando meu leitor (completo com a controladora dele junto), que consegui fazer ele ligar normal, mas agora ele só reconhece cd de músicas, pois os de jogo (só testei piratas da época, de mídia prensada) e sequer reconhece. Mas sei que esse leitor e controladora estão bons, pq estava no outro console e nele pega tudo normal.
    A questão é: será que consigo fazer esse mod em ambos os consoles?
    Caso tenha alguma ideia de como resolver esse console antes, ficaria eternamente grato.

    • FilipeMG disse:

      ola bom dia primeiramente o mod serve para qualquer modelo, quanto aos problemas.. sua placa controladora do leitor esta com defeito e deve esta causando um curto por isso nao inicia, tente descobrir a região do console antes de testar os jogos, existe modelos chamados de mil cds isso pq ele nao lê jogos piratas. o problema da placa controladora se resolve trocando o circuito BA5986FM, tenha um bom dia e até logo 🙂

  33. carlos disse:

    alguns anos depois… rsrs
    oi amigo, curti d+ seu site, tirei o meu dren do armáriodepois de ler tudo aq . rsrs
    preguntas;
    tem algum tutorial mais atual?
    preciso mesmo da mob bios?
    ou posso dar o boot pelo sdcard

  34. Romario Silva disse:

    Boa noite AMIGO , EU FIZ TUDO CERTINHO MAIS O DREAMSHELL NÃO ESTA ACHANDO O CARTAO OQ PODE TER DADO ERRADO , PRECISA REMOVER ALGUM RESISTOR ALGO ASSIM ?

  35. Constantin IV disse:

    Fica mais rápido assim?

Deixe uma resposta

*

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.