Fazendo seu prôprio SD para Dreamcast!

Um tutorial fácil e simples, onde todo mundo vai fazer seu SD Card de uma forma barata e prática!

Mesmo quem não tem experiência em solda vai fazer de boa.

Materiais:

Fio fino: pode ser fio de cabo ide (NESSE PADRÃO)

Bastão de silicone e ferro de solda de 40 watts ou menor.

Para ficar mais fácil… solde em baixo da placa Mãe do Dreamcast, só olhar os pontos de solda nas fotos.

Programas para o SD Card:

O Dreamshell_rc3: só colocar a pasta DS na raiz do seu sd, ele deve esta formatado em Fat32 e grave a cdi. Download aqui: Dreamshelll_rc3 com a pasta DS e cdi para gravar o boot

E use iso_make : Iso _Make_pack_v2.3 todas as gdi tem que ser optimizadas para o sd ou hd ide.

sd dreamcastsd ponagem

5Nng5sm20150318_151931

Assista o vídeo e inscreva no canal:

Aqui funcionando:

 

Tutorial do HD IDE completo aqui: TUTORIAL DE COMO FAZER O HD IDE NO SEGA DREAMCAST_SEM ALTERA QUASE NADA NELE!

 

Obs: a foto abaixo mostra um fusitor de proteção que abre facilmente quando faz esse mod.

dreamcast

Aqui como resolver:

dcisos

93 Comentários

  1. Parabéns pelo tutorial. Há um tempo que venho procurando isso. 😀

    Mas como faço pra rodar os jogos? Como é feito o boot?

    Muito obrigado.

  2. Olá amigo, parabéns pelos tutorias, achei ótimos.
    Esse mod do SD… para jogar os games terei que colocá-las no cartão SD,correto.
    Preciso do leitor funcionando para dar boot nos games?
    Um abraço.

  3. Olá amigo… gostei bastante do seu video e acho que vou fazer logo mais… porém me surgiu uma dúvida, tem alguma diferença no cartão SD e cartão adaptador com o mini SD?
    E no caso do IDE, é possível adaptar um HD de notebook internamente no lugar do drive? e tbm se precisa energia externa ou conseguimos utilizar a própria fonte do dream pra rodar o HD??
    Abraços!

    1. Na verdade o cartão utilizado é o micro sd o mesmo de celular porem tem que usar o adaptador SD pra poder retirar o cartão micro sd para mudar os jogos depois que enjoar,pode sim adaptar no lugar do drive utilizando junto ao mod bios que assim você nao mais precisara do leitor, um hd ide comum você precisa de fonte externa já o de notebook daria sim pra puxar direto da fonte do mesmo jeito que da pra fazer com o cartão cf.

  4. Obrigado pela rápida resposta!
    Acabei de fazer o mod porém acho que estou falhando na hora de ‘otimizar’ as isos. Como meu leitor não está 100% tbm não consegui ripar direto no console. Comecei fazer alguns mods essa semana e já fios o dual bios, pretendo colocar o ide, mas a princípio o SD me pareceu legal pra poder brincar por enquanto. Só que ou carrego e fica com a tela preta ou os que tentei fazer no make iso travam com um monte de letra na tela. Teria algum tutorial de como usar o make iso corretamente?

    Obrigado novamente!
    *Estou dando boot no cartão e está funcionando perfeitamente, mod bem simples de fazer, recomendo!

    1. opa obrigado a principio leonardo o ideal sera fazermos um tutorial sobre otimizar isos e ha roms prontas para o sd aqui>>http://theisozone.com/downloads/dreamcast/sd-isos/, e quanto ao sd rodar os jogos com algum lag ou certa dificuldade só da pra melhorar usando mod hd a velocidade é incrível quando fiz e coloquei shenmue pra rodar parecia magia muito incrivel.

  5. Oi amigo, quero fazer este mod de cartao SD na conexão serial assim como o mod para Hd IDE, e estou com uma duvido eu tenho como dar o boot pelo cd sem precisar usar uma mod bios como a “Mx29lv160tmc-90”?? tambem serve para o mod do hd ide? no caso do seu outro video sobre o boot sem a placa controladora do GD-rom, tem como eu usar um leitor de outro dreamcast para dar flash na bios dele, ou preciso comprar um chip como este que comentei e ai sim ele consaeguira dar o boot certinho??
    agradeço desde já!

    1. Boa madrugada rsrsrs, vamos por partes, você pode fazer o mod IDE e mod SD ou usar o adaptador na porta serial e dar o boot pelo CD do dreamshell, já para usar os mods e conseguir jogar sem a placa controladora precisa sim do chip de BIOS mas ae seu leitor deve estar bom para dar o flash na BIOS depois que fizer da maneira correta seu Dreamcast não dependera mais do leitor e usara os mod SD ou IDE como fontes de arquivos para os jogod , espero ter respondido sua pergunta e muito obrigado qualquer coisa pergunte novamente.

      1. Boa madrugada!!! =) entendi, no caso tem um vendedor vendendo um chip desse no ML ja configurado, talvez nesse caso seja só instalar ele, mas estou pensando em comprar no aliexpress mesmo pq esta custando o preço de 6 chips do ML. Essas observações servem tambem para o mod de jogos pela rede? tendo o leitor posso usar a bios original com cd de boot, mas se for o sem leitor apenas com essa bios modificada neh?

        1. Guilherme, eu possuo dois chips virgens a venda. Inclusive você mesmo pode instalar e programar diretamente no seu Dreamcast. A diferença do anunciado no ML é que ele já vai pré programado. O que na prática vale de nada, pois de todo jeito caso surjam updates, você terá que fazê-lo diretamente em seu aparelho. Logo um chip pré-programado não justifica seu alto valor, visto que você pode comprar um virgem barato e programar diretamente no Dreamcast.

          Caso tenha interesse, me procure na comunidade Dreamcast Brasil do Facebook que lá criei os anúncios de venda. Estou pedindo 50 reais em cada chip + frete por conta do comprador.

          http://www.facebook.com/groups/dreamcastbrasil

        2. Uma outra observação importante: Já comprei mais de 100 chips para fazer serviços em Dreamcast e também revender. E lhe garanto que, embora a referência seja a mesma, o chip visualmente seja o mesmo, ele pode não funcionar. Pois existem os modelos originais e os “genéricos”
          Tenha cuidado com os genéricos pois, em uma das compras que fiz, perdi aproximadamente 20 chips, onde dos 50 só funcionou 30.

  6. Bom dia, tenho 2 perguntas, tenho no meu dreamcast o mod ide e o mod bios, mas o sdloader do chui somente reconhece o sd, não tive muito sucesso gravando os emulador do chui (mame4all, aes4all ..etc) para rodar no ide, estou terminando de fazer o mod sd também, teria algum macete para fazer rodar esses emuladores pelo ide ? outra pergunta é que tenho outro dreamcast com placa va2.1 que não roda CD somente GD teria algum tutrorial para desbloquea-lo pra rodar cd e é possivel fazer o mod ide nele ? Obrigado.

    1. Respondendo minha própria pergunta, (“uma parte dela”) para rodar cd na placa va2.1 troquei a bios por outra original de uma placa va1, eu tinha uma placa va1 aqui que tava quebrada aproveitei a bios dela, e está rodando cdr e cdr-w normalmente agora, tambem aproveitei e fiz este mod sd e também um mod bios, tudo funcionando normal, só faltou o mod ide, a placa é um pouco diferente teria que mapear os pontos, se alguém já fez e quiser compartilhar. Obrigado.

      1. Caramba melhor resposta eu tinha essa dúvida tb mas não encontrava ngm que esclarecesse, pois quase ngm fala do dreancast va2, eu tenho uma bios do va1 aqui, quer dizer q se eu por no va2 ele vai rodar mi cd, o drean va2 e o melhor modelo no sentido técnico pois ele dá menos problema no leitor

        1. Obrigado pela resposta, com esse make funcionou, deixa eu te fazer mais uma pergunta, sabe alguma alternativa para o fusistor f1 ? aquele que fica na placa de controle ? é dificil de achar aquele valor.. poderia colocar de outro valor ? ou algum fio bem fino ou até adaptar aquele fusil de vidro muito comum em aparelhos, se der sabe qual valor equivalente ?

          1. Celio, fusistor em qualquer eletrônica vende!
            Pode colocar sem problemas! Não é recomendado usar fios de cobre fechando curto, pois, caso haja problemas com a bateria ou algo que necessite do “rompimento” do fusistor, o surto passará direto para a placa mãe e poderá ter dores de cabeça.
            Utilize fusistores comuns, em eletrônicas vende. 1R funciona perfeitamente!

  7. amigo c eu entende bem no caso o meu dreamcast , eu fazer esse procedimento ae no cartao, pra dar boot direto sem usar o leitor o que tenho que fazer, exemplo……depois q eu da o boot uma veiz no cd ele nao vai precisar mais do cd, ou tenho q colocar o cd depois q carregar o cd com os arquivos, tenho q programar a bios com os arquivos q consta dentro do vc, ae depois q desliga o dreamcast ele vai entra direto no cartao sem a ultilizaçao do cd, ou realmente tenho q compra aquele chip modificado ?

  8. Amigo… Segui a risca seu tutorial, mas a Dreamcast não reconhece o cartão… Estou dando boot com o disco de Dreamshell 4.0 rc3 e no ISO loader não reconhece o cartão (Sandisk 1Gb)… Sabe p que pode ser??

    1. Olá, sua placa é uma va1 ou va2 ? já fiz nas duas e o mod funciona bem, a solda numero 7 na placa é um pouco dificil de fazer, está tudo certo com as soldas ? na placa va2 fiz o mod já com a bios da va1 não sei dizer se funciona com a bios original dele que só funciona gd original.

      1. Amigo para o fusistor não abrir, não soldo o fio 4 em baixo da placa, mais em cima da placa do lado do fusistor marcado com um ponto vermelho? Muito Obrigado!

        1. Amigo boa tarde ,estou em dúvida desse resistor pois minha placa parece ser diferente do seu exemplo aí ,é necessário soldar o 4 em cima da placa mesmo?

      2. Amigo boa tarde ,estou em dúvida desse resistor pois minha placa parece ser diferente do seu exemplo aí ,é necessário soldar o 4 em cima da placa mesmo?

      1. Esse fusistor pode abrir depois de um tempo funcionando normal ? digo isso porque o meu tá normal funcionando ainda. e se abriu o fusistor não é melhor troca-lo ?

  9. posso usar jogos .cdi no dreamshell ou tenho que transformar com iso maker

  10. Boa noite amigo! fiz esse mod no meu dream, e gostaria de saber, com o dreamshell so consigo rodar as SD-iso ou se eu baixar um .cdi e converter para.iso vai funcionar ???

  11. Depois de feito o mod, é só colocar as isos pra SD formatado em FAT 32baixados no Isozone e dar o boot via dreamshel?

    Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.

    1. Boa tarde 😀 , Ha uma pasta nomeada “DS” que é essencial coloca lá na raiz do cartão de memória assim o CD só da o boot apos isto a leitura ate mesmo do sistema dreamshell sera via SD. Espero ter ajudado 😉

  12. fiz tudo direitinho o danado fica procurando o cartão sd um tempo e depios diz q não foi encontrado, nossa tanto trampo pra nada, to mal, juro fiz tudo certinho. algo pra me ajudar? será q os fios influenciam usei um pouco mais grosso. ah outra coisa, aquele componente onde solda o fio 1 acabei estragando. mas o dreamcast está funcionando , devo me preocupar, tirei ele fora, nem sei pra que serve, não sou técnico só fuço e tenho certa facilidade pra soldar.
    obs. o componente estragou quando fui retirar o fio 1 do mod pra remontar o dream. 🙁 , mas funcionando normal .
    agradeço
    att
    leo

    1. Você está usando um ferro de 30w certo ? não use maior que isso, os componentes são delicados, eu uso uma lupa de cabeça para ver melhor onde soldo e talz, esse mod funciona certinho tenho 3 dreams com esse mod, você nao deve ter estragado o componente smd , somente solde-o de volta.

  13. hola amigo puedes poner un esquema de como soldar una sd al sega te lo agradeceria mucho, y funciona todos los juegos? me interesa el power stone 2 y shenmue .. gracias

  14. Oi Celio. Obrigadao irmao. Mas Continuo usando sem o capacitor. quebrou mesmo . O q seria smd? Alias retirei os outros 4 como diz em outro tutorial pra ver se funfava o mod e nada . Mas por leitor funcionando super bem como a antes supimpa. Devo me preocupar quanto aos componentes q tirei? Vou tentar refazer com calma mas to preocupado com os componentes . É normal funcionar assim? Vlw brother. Se cuida
    Aguardo ansioso

  15. smd rompidos MESMO retirei mas continua funcionando o danado. tem problemas deixar sem irmão? agora vou tentar direto na porta serial igual ao video seu 😉 ? nossa parabéns pelo trabalho e por compartilhar com o pessoal, vlw demais pela rápida resposta tbm. se não for pedir mto me responde rápido estou aflito aqui com o dream sem esses componentenes q tirei. li em algum lugar que deveria retirar 5 “smd” não sei se são microresistores, só sei q são marrons e como dizia eu os retireie joguei fora.
    e o dreamcast funciona no leitor certinho. se eu fizer o mod sem os microcomponentes vai funcionar será? estou achando um milagre já ele estar funcionando,pode causa algum dano?
    vlw demais fk c deus

  16. Oi, eu só queria perguntar se este diagrama é bom, me ajudar com o seu vídeo para torná-lo?
    Eu perdi alguma coisa?
    Hola, solo queria preguntarte si este diagrama esta bien, me ayude con tu video para hacerlo?
    me faltó algo?
    foto: https://goo.gl/AKlrme

  17. Queria saber se tem mod para o dreancast que nao possui a plaquina do leitor,e uma placa so e o leitor vai conectado direto

    1. Ate o momento não Vi nada a respeito detê modelo que se não me engano é a revisão 0 motores e leitor direto na placa,o problema é o mapeamento dos pontos para a solda.

      1. Realmente nao achei nada a respeito dela mas creio que o sd seja o mesmo ,agora o ide não pois não possui a porta que conectaria a placa do leitor,quanto a bios dupla seria outra forma também ja que as posições são diferentes,uma duvida que estou curioso pode ser colocada diretamente na placa uma bios modificada ,substituindo assim a original

  18. ola amigos !!! fiz o mod bios (comprei ja gravada) e mod sd card . tudo funcionando normal , a bios do dreamcast reconhece meu cartao sd normal . agora preciso saber que arquivos colocar no cartão pra a bios ler e da o boot sem ´precisar do cd .

    Valeu

  19. Boa noite, muito bom o tutorial.

    Só me explica uma coisa fazendo favor, fiz as soldas e tudo mas meu Dreamcast não entra na tela do Cd, creio q seja pq precisa da instalação do tal boot, mas meu dreamcast está sem leitor. como devo proceder?

        1. Você precisa comprar um outro chip de BIOS para gravar o Dreamshell e fazer um ‘duplo boot’ para rodar o dreamshell diretamente por ele.
          Tem um tempo que eu li sobre isto, estou à procura do tutorial novamente (não o salvei ¬¬ ).

  20. Muito bacana.
    Uma vez eu vi um tutorial de como sobreescrever a BIOS para que o Dreamshell rodasse diretamente por ela. Você já fez isto? Eu preciso do tutorial pois eu tenho um dreamcast que o leitor está sem funcionar. Queria fazer o experimento nele. (eu tenho um outro dreamcast com leitor funcionando, eu pensei em um deles ficar com o Dreamshell-bios e o outro com o Dreamshell-cd).

    1. Amigos, estarei em breve fazendo um tutorial simples por vídeo de como flashear a bios para a bios PIO MODE, que permite boot direto no HD dispensando o uso do SD Card. Fiquem atentos!

  21. Amigo realizei a solda e ele fica tentanto achar o SD e depois pula para uma tela do bootLoader 2.3 que só tem a opção de dar boot pela RAM e pelo CD e nos outros que eu vi tem um monte de opção, a formatação do micro SD influencia em algo?

      1. Então como eu tava com tempo eu tirei o cabos do SD e soldei os IDE, o dreamshell subiu depois de alguns ajustes no HD, porem quando eu tento carregar algum jogo ele fica tela preta.

  22. Boa noite, vocês podem me ajudar:
    Fiz esse mod mas até agora não consegui rodar nenhum jogo, ele reconhece normalmente, as vezes o jogo entra mas depois trava, já testei outros cartões mas só tenho da sandisk 2Gb, 4Gb, 8Gb. Depois que o game trava, ele não entra mais, para entrar novamente tenho que recolocar a pasta DS dentro do cartão novamente.
    Meu Dreamcast é rev 0, não sei se tem diferenças em fazer a modificação, testei uns 5 jogos, os únicos que iniciaram foram Tokyo Xtreme Racer 2, Crazy Taxi 2 e aquele de caminhão que baixei aqui no site de vocês, os outros nem iniciam, ficam na tela preta.
    Se vocês puderem me ajudar, dar uma dica que possa solucionar isso eu agradeço.

      1. Fiz todo o procedimento que esta nos vídeos, carrega os dados aparece o cdzinho no canto, depois disso a tela fica preta não faz mais nada.
        O sonic adventure sempre entra, mas para na animação ele em cima do prédio, sempre no mesmo lugar para.
        Não sei oque pode ser.

          1. Sim, baixei do link que você mandou.

          2. O dream esta corrompendo os arquivos do SD, depois de um tempo tentando começa a travar no dreamshell, e quando se clica para escolher o game da um erro que enche a tela de letras e no fim diz que vai dar reboot em 10 segundos.
            Ja tentei todo tipo de configuração, sempre quando entra no jogo trava em algum lugar, e quando vou tentar de novo o jogo nem entra mais, tentei vários cartões e jogos diferentes, agora vou dar uma revisada no hardware dele porque não é possível, passei esses dias tentando jogos e configs e nada, vou ver se esta chegando 3.3v corretamente no cartão, isso não esta certo.
            Triste

      1. Você quer dizer o comprimento?
        Vou encurtar, deve ser isso mesmo, está um pouco cumprido, quase um palmo.

          1. Feito, encurtei os fios, ficaram 3 dedos de distancia da placa mas não mudou a situação. Se tivesse HD IDE aqui, faria o mod mas só tenho sata :/

  23. Sorry but I’m trying to make this mod, seam to be really easy but I have a question.
    What do you mean by telling “solde o fio nesse ponto marcado”, I’m so sorry but I don’t speak Portuguese, could you translate and explain mor that point? Thanks.

    1. In the picture where it says “solde o fio nesse ponto marcado” this burning fusistor over time due sd use in the dreamcast then you must make a jumper in the locations shown.

  24. Amigos, bom dia. Fiz o procedimento para o Cartão SD. Tudo certinho com as soldas. Por favor, me diga se está correto o procedimento: Basta ter no cartão a pasta DS e as CDI dos games? Ou preciso de algum CD? no vídeo, notei que o amigo não usa CD. Obrigado.

  25. Amigo, bom dia. Gostaria de fazer o Mod com IDE de Notebook. O que muda? O IDE de notebook tem 44 pinos. Como faço.

  26. Olá tudo bem, achei super interessante essa forma de por os jogos porém, tenho um dreamcast no qual o leitor de cd não está mais funcionando. Fiz tudo certinho sobre o adaptador sd porém não tive exito! Preciso do leitor de cd funcionando pra fazer a adaptação???? Obg agradeço dês de já pela atenção

  27. os locais para solda estão de uma forma nas fotos e de outa no video…..vou seguir os da foto mais poderia me dizer se as duas formas funcionam normal? Obrigado

  28. Olá amigos do forum eu gostaria de saber se alguem pode me ajudar a criar sd iso de jogos wince os se é que existe como . já tentei varias vezes e não conssegui.

  29. Boa tarde, tudo bem?
    Gostaria de tirar algumas dúvidas, visto que hoje em dia é muito complicado de se encontrar informações precisas sobre o dreamcast.
    Pois bem, estou com 2 DC aqui, um que ja´tinha e outro que peguei semana passada.
    O meu funciona tudo 100% quanto ao outro, ele ligava e ficava 3s com a tela preta e já ficava depois no boot logo congelado, como vi que muitas pessoas falaram que era só esperar que ele iria para a tela do sistema, esperei.
    Mas apenas colocando meu leitor (completo com a controladora dele junto), que consegui fazer ele ligar normal, mas agora ele só reconhece cd de músicas, pois os de jogo (só testei piratas da época, de mídia prensada) e sequer reconhece. Mas sei que esse leitor e controladora estão bons, pq estava no outro console e nele pega tudo normal.
    A questão é: será que consigo fazer esse mod em ambos os consoles?
    Caso tenha alguma ideia de como resolver esse console antes, ficaria eternamente grato.

    1. ola bom dia primeiramente o mod serve para qualquer modelo, quanto aos problemas.. sua placa controladora do leitor esta com defeito e deve esta causando um curto por isso nao inicia, tente descobrir a região do console antes de testar os jogos, existe modelos chamados de mil cds isso pq ele nao lê jogos piratas. o problema da placa controladora se resolve trocando o circuito BA5986FM, tenha um bom dia e até logo 🙂

  30. alguns anos depois… rsrs
    oi amigo, curti d+ seu site, tirei o meu dren do armáriodepois de ler tudo aq . rsrs
    preguntas;
    tem algum tutorial mais atual?
    preciso mesmo da mob bios?
    ou posso dar o boot pelo sdcard

  31. Boa noite AMIGO , EU FIZ TUDO CERTINHO MAIS O DREAMSHELL NÃO ESTA ACHANDO O CARTAO OQ PODE TER DADO ERRADO , PRECISA REMOVER ALGUM RESISTOR ALGO ASSIM ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *