Guia Básico – PC Engine

Interessado em conhecer mais sobre tão desejado e ao mesmo tempo desconhecido PC Engine?
Não importa se você é um colecionador de video games experiente ou apenas um jogador casual… este pequeno guia irá lhe abrir as portas para esse console da NEC.

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que traduzi esse guia de um site.
O texto foi feito por um colecionador e na época que estava indo atrás de informações a respeito me trouxe muitas dicas úteis, porém como o autor compartilha muitas de suas experiências, achei que a melhor abordagem seria traduzir o texto ao invés de apenas usá-lo como base para essa matéria – e vamos combinar… nada mais justo também, já que informações assim são um tanto quanto escassas.
Em algumas partes, eu acrescentei algumas informações que achei pela internet, para deixar o texto mais rico em detalhes.

O link com o texto original está no final dessa postagem. 😉

 

Basicamente o Turbo Grafx 16 (nome nos Estados Unidos) e o PC Engine (nome no Japão) são dois do mesmo console mas com nomes diferentes em cada região. Irei me ferir a ambos como PCE, para a leitura não ficar muito cansativa.

Quando você começa a colecionar jogos de PCE, a primeira coisa que você precisa perguntar a si mesmo é se você quer jogar apenas hu-cards americanos ou japoneses. Todos os CD-Roms, fazendo exceção apenas para o Arcade CD Rom e Game Express CD, não possuem bloqueio de região.
Então não há problema nenhum em jogar um Castlevania Dracula X, pois ele funcionará em qualquer console, independente da região.
Se você não tem intenções de jogar nenhum hu-card japonês, sua escolha é simples. Você precisa de um Turbo Grafx 16 e se você quiser jogar jogos em CD, precisará apenas do console que lê CD e um cartão do Super CD Rom 3.0 (muito caro, diga-se de passagem). Ou simplesmente pule para o Turbo Duo com um cartão 3.0 embutido.
Está confuso? Então vamos começar pelo começo…

Hu-card ou CD-Rom?
Hu-card é o nome dado a aqueles cartões. CD-Rom… bom, CD-Rom é CD-Rom,esse dispensa explicações, certo?

Hu-Cards
Hu-Cards

 

Versões de Hardware:

Turbo Grafx 16
Nesse sistema você consegue apenas jogar hu-cards. Tenha em mente que não terá uma boa qualidade de video e que também não terá a possibilidade de salvar.
Para conseguir salvar e ter saídas AV, precisará de um Turbo Booster ou um add-on que permite que CD-Roms sejam lidos. Ah e claro, um cartão 3.0 para jogos os bons cds.
Resumindo: Essa é a pior opção para quem quer jogar jogos em cds, além de ter que ficar caçando todos esses pequenos detalhes terá que desembolsar um bom dinheiro.

TurboGrafx 16
TurboGrafx 16

 

Turbo Express
Console portátil americano (a versão japonesa se chama PC Engine GT).
Bem similar a um Game Boy Color, lê apenas hu-cards.
Quebra facilmente e é bem propício a ter dead pixels na tela. Não é recomendado, tenha um por sua conta e risco.

Turbo Express
Turbo Express

 

Turbo Duo
Essa é a versão 2 do Turbo Grafx 16. Ele um leitor de hu-card e CD-Rom (com a versao 3.0), entradas AV e uma memória interna para salvar o jogo.
Ele permite rodar todos os hu-cards e cds americanos. Para rodar os cds japoneses será necessário um hu-card de CD-Rom 3.0 (que está embutido). Mesmo que hu-cards possuam travas de região, os internos não. Ele não rodará cds que precisem de Arcade Cards ou Games Express, pois eles não estão embutidos no console e podem possuir trava de região quando comprados.
Parece ser uma boa opção de compra, porém é uma das piores escolhas. O Turbo Duo quebra muito. Eu tive em torno de 10 unidades deste console e tive amigos que perderam todos os que tiveram.
Os leitores de cd eventualmente param de funcionar (e sim, eles vão parar de funcionar mais cedo ou mais tarde).
O problema surge por causa de um resistor na placa-mãe e a menos que você tenha boas habilidades em soldagem ou passa contar com alguém que possa arrumar isso, você está ferrado.
Tudo isso começa quando o audio do cd começa sumir eventualmente, até que some por completo.
Então evite todas as versões americanas. Honestamente, não existe um único jogo em inglês que não tenha sido lançado no Japão e que você precise saber inglês para jogar – com exceção do Order of the Griffon.
E eu não acho que vale a pena comprar um Turbo Duo apenas para jogar este jogo.

Turbo Duo
Turbo Duo

 

Abaixo, temos ALGUMAS opções japonesas. Existem muitas e eu não irei citar todas. A maioria são extremamente caras e são procuradas frequentemente por colecionadores hardcore.

 

PC Engine (aquele original, branco)
É o mesmo que o Turbo Grafx americano mas com um visual melhor.
Pode ser acoplado com um CD Rom player e exatamente como o seu irmão americano está propício a quebrar.

PC Engine
PC Engine

 

Core Grafx e Core Grafx II
Eles são idênticos em cores e possuem conectores AV. Leem apenas hu-cards japoneses.
Se hu-cards são somente o que você está procurando, essa pode ser a melhor e mais barata opção!
Você também pode acoplar um add-on de CD player a ele, mas eles costumam quebrar.

PC Engine CoreGrafx 1 e 2
PC Engine CoreGrafx 1 e 2

 

PC Engine Duo
Exatamente a mesma coisa do Turbo Duo, só que japonês. A memória interna dele para saves é extremamente pequena. Corra!!

PC Engine Duo
PC Engine Duo

 

PC Engine Duo-R e Duo-RX
Esses são o segundo modelo do Duo que foi lançado no Japão. Até onde eu sei, são idênticos com exceção da parte de “cosméticos” e que o RX possui um joystick com 6 botões.
Ambos foram feitos com uma qualidade melhor e não costumam quebrar com frequência. De fato, nunca tive um que quebrou.
Eles rodam tudo que um Duo roda e é a melhor opção para quem quer jogar hu-cards e cds. E você terá acesso ao Arcade Card e aos Games Express.

PC Engine Duo RX
PC Engine Duo RX

 

Super Grafx
Esse modelo aceita apenas hu-cards japoneses e hu-cards de Super Grafx. É a única opção que lhe dará acesso a toda biblioteca de jogos japoneses (algo em torno de 700 jogos).
Tenha em mente que a unidade de cd quebra e que você também precisa de um adaptador RAU-30 para acoplar o CD player – se você achar esse raro CD- Rom player – que é realmente muito caro.
Vale lembrar que o Super Grafx possui um total de 5 jogos lançados.

Super Grafx
Super Grafx

 

Versões de Software:

Hu-Cards Americanos (Turbo Chips)
Apenas consoles americanos leem esses hu-cards.
São pequenos cartuchos que lembram um cartão de crédito.
A biblioteca de jogos americanos é muito fraca e até onde sei, não existe nenhum jogo exclusivo americano.
Somente os hu-cards lançados no final de vida do console possuem label. E elas são bem desinteressantes.

Hu-Cards Japoneses
Exatamente a mesma coisa dos hu-cards americanos, porém com uma biblioteca e jogos bem maior e com labels e cases melhores.

CD-Rom 2
Foram os primeiros jogos lançados em cd e precisam de ur System Card versão 2.0 para jogar.

Super CD-Rom 2
Precisa de um system card versão 3.0 para rodar os jogos. Se você já possuir esse cartão, não precisará da versão 2.0.
Lembrando que há consoles com a versão 3.0 embutida, como o Duo, Duo-R e Duo-X – e que também permitem jogar jogos de qualquer região.
Se você deixar de lado esses jogos, estará perdendo o que o PCE tem de melhor a oferecer.

CD-Roms e Super CD-Roms
CD-Roms e Super CD-Roms

 

Arcade Card CD-Rom 2 (Duo e Pro)
Esses são os jogos que precisam de RAM extra para jogar (ou seja, o Arcade Card). A maioria são ports de jogos de arcade, como Fatal Fury por exemplo. Porém, a maioria das pesssoas compram esse cartão por causa do insano shooter Ginga Fukei Densetsu Sapphire.
Existem duas versões do Arcade Card, para Duo e Pro – se você tem um console com ‘Duo’ no nome, deverá pegar o Arcade Card Duo. Caso contrário, pegue o Arcade Card Pro, que possui memória extra para compensar o que não há no cartão 3.0 interno.

Arcade Card Duo
Arcade Card Duo

 

Games Express
São jogos de third parties, não pense que são licenciados… eles requerem seu próprio cartão para serem jogados.
Esses jogos e o Games Express Card são incrivelmente difíceis de serem achados. O mais popular Games Express Card deveria ser o Hi-Leg Fantasy, uma paródia do Final Fantasy.
Boa sorte em sua busca em locais que não seja o Yahoo Auction japonês.

Super Grafx Hu-Cards
Como falei anteriormente, há apenas 5 jogos exclusivos para esse console e mais 2 que rodam com melhor desempenho.
Esses 5 jogos não funcionarão em nenhum outro console que não seja o Super Grafx.
No entanto, pelo menos o Super Grafx lê hu-cards japoneses.

Tennokoe Bank HuCards
São cartões usados para armazenar saves, são utilizados exatamente como um memory card.

 

Fonte: Turbo Grafx 16/PC Engine Buyers Guide: How To do it Right!

3 Comentários

  1. A informação do Super Grafx está parcialmete errada, existem 5 jogos exclusivos pra ele e 2 jogos que rodam melhor nele que no Pc Engine, mas não são exclusivos dele

  2. Eu gostaria de saber se o PC Engine Duo-R e Duo-RX, lê CDS e HUD CARDS de qualquer região. Estou querendo comprar um, mas tem muitos detalhes que não conheço desse console. O preço dele é altissimo, mas, parece ser a melhor opção de todas. O turbografxt, só hud cards, seria bom pelo preço e não ligaria em jogar games em JP, mas, o fato de não salvar, complica muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *