Menu

“Controle” do meu Dreamcast parou de repente de funcionar… por que será?

Com o grande uso de acessórios para ser alimentado pelo Joystick como: os VMU, Rumble Pack e etc. Viu que tinha uma grande quantidade de energia passando pelo os fios do Joystick.

Com  isso um grande problema veio logo depois …que era a “queima” do fusistor da placa do Joystick , na verdade ele só abria para proteger.Veja a foto abaixo:

dc1

 

 

Logo depois vendo esse defeito, outras empresas como a Sony usou no seu  Joystick uma peça para impedir essas oscilações bruta de energia, por uso do Dual Shock , que é o sistema de vibração dos Joystick, que usa dois motores  em cada lado do segurador. Essa peça pendurada no fio para muitos era um enfeite, dentro desse volume cilíndrico tem um ferrite como mostra a foto abaixo:

 

For_Ps2_gamepad

PARA QUE SERVE ESSA BOSTA?

Quem nunca se perguntou para serve aquela “bostinha” pendurada nos fios das fontes de notebooks ou mesmo nos controles de videogames.

Pois a “bostinha” tem nome é Ferrite. Segundo a nossa mãe WIKI: Ferrite ou ferrita é um material feito de cerâmica com propriedades eletromagnéticas, normalmente utilizado como núcleo de transformadores elétricos. A ferrita tem uma estrutura cristalina cúbica. É comum encontrar este material dentro de rádios de ondas curtas, onde funciona como uma espécie de antena, devido a suas propriedades eletromagnéticas. Pode ser usado também como um imã, desde que seja devidamente magnetizado.

 

Tá bom, mas o que isso tem a ver com os fios do videogame e das fontes? A colocação de ferrites em cabos pode ter, tanto o objetivo de evitar a entrada como a saída de ruídos parasitas. As ferrites têm como finalidade o aumento da indutância dos cabos, fazendo com que estes funcionem como filtros “passa baixo” (deixam passar a corrente contínua ou as baixas frequências e filtram as altas frequências). Por exemplo, nas fontes de alimentação comutadas (que são utilizadas frequentemente nos PCs) que são geradoras de imenso ruído de alta frequência, a utilização de ferritesdiminui a sua propagação para a rede de alimentação. A utilização deferrites nos cabos de sinal (por exemplo, os que levam sinal para a televisão ou monitores de PC) tendem a diminuir a entrada de ruído de alta frequência.

Em suma, aquela bostinha tem função, que não é somente a de nos atrapalhar. Incrível!

Fonte: lockgamer

Técnico em Eletrônica há mais de 15 anos e profissional da área de T.I há quase 10. Também conserta videogames há pelo menos uns 10 anos. Músico nas horas vagas, entusiasta e "viúva" do Dreamcast, tem gostado muito mais do PS4 nessa geração nova, porém joga qualquer coisa em qualquer plataforma.

7 comments

  1. R. disse:

    Olá Alexsandro, tudo bem?

    A colocação de um ferrite, então, poderia impedir este acidente tão comum com as placas de controle do DC?

  2. edson disse:

    qual a solucão ….? da pra encontrar e fusistor pra estar trocando?

  3. Dielson disse:

    Meu Dreamcast não está funcionando controles originais, só os Players, VR da vida… será que trocando esse fusistor resolveria?

    Console americano…

Deixe uma resposta

*

Assine o blog por e-mail

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.